Leilão de Carros Sites Falsos Cresce na Pandemia. Por causa da pandemia um dos reflexos do isolamento social do foi o crescimento de compras online facilitando a vida das pessoas no dia dia. Como não precisa mais sair de casa para ter acesso a informações de leilões de veículos graças a internet, é possível adquirir tudo pelo computador ou smartphone.

Entretanto, ao mesmo tempo que traz praticidade, esse tipo de operação também envolve alguns riscos como por exemplo cair em golpes. Por isso, é necessário tomar algumas precauções. A Sodré Santoro, maior leiloeira da América Latina, informa que durante a quarentena aumentaram as ocorrências de sites de leilão fraudulentos.

A principio, a primeira informação que aparece quando se entra no site do sindicato da categoria é um banner com várias informações sobre falsificação de páginas de leiloeiros na internet.

De acordo com a leiloeira Carolina Sodré Santoro, desde o segundo semestre do ano passado a empresa já tinha informado a existência de páginas falsas da empresa sendo divulgadas na internet. Neste ano, a empresa informou que o número de ocorrências aumentou drasticamente. Segundo a empresa, foram detectadas cerca de seis páginas fraudulentas. De acordo com a empresa, apenas no Estado de São Paulo, o Sindicato dos Leiloeiros já identificou aproximadamente 400 páginas fraudulentas que é um número considerado alto em relação ao número de pesquisas com interesse em leilões de veículos.

A propósito, a primeira informação que aparece quando se entra no site do sindicato da categoria é um banner com várias advertências sobre falsificação de páginas de leiloeiros.

Comprar Veículos em Leilão Precisa de Atenção

A entidade faz várias recomendações. Uma delas que se pode considerar é identificar o nome do leiloeiro oficial antes de fazer o cadastro em um site de leilões. Outra dica preciosa é tentar contato com a empresa. Além disso, é importante se possível verificar a possibilidade de visitar o bem a ser leiloado. Também é aconselhável assistir a um leilão online, para certificar-se da veracidade dele.

A leiloeira Carolina Sodré Santoro recomenda prestar muita atenção nos sites de leilão. Ela afirma que o endereço de algumas páginas na internet que clonaram o seu site terminam com um “.com/br” e “.com”, em vez do “com.br”. Isso significa que o servidor onde o site está hospedado fica fora do Brasil, o que dificultaria a identificação dos responsáveis.

Ela também alerta para o fato de que os leiloeiros não entram em contato com o cliente por aplicativos de mensagens, como WhatsApp, para pedir depósito de dinheiro. Outra dica importante é que pelas normas legais o pagamento de bens adquiridos em leilão sempre deve ser feito por meio de depósito na conta bancária do leiloeiro, que é pessoa física. A leiloeira orienta a nunca fazer depósito em conta corrente de empresa, com CNPJ.

Além disso, Carolina recomenda atenção a possíveis erros de português. Para finalizar, desconfie também de valores muito abaixo do mercado. Principalmente se o veículo anunciado aparentemente estiver em boas condições. Leilões geralmente oferecem preços inferiores à média. Mas diferenças muito grandes são suspeitas.

O que é o Golpe do Falso Leilão?

O golpe consiste na criação de um site falso de leilão, que geralmente é muito bem elaborado sendo bem convincente hospedado em domínio “.com” ou invés de “.com.br” onde existem informações de vários veículos ou outros bens, como se fosse uma página oficial de leiloeiros credenciados.

Depois que a vítima dar o lance, acreditando piamente ser um site oficial, geralmente recebe contato pelo telefone ou WhatsApp, ocasião em que o golpista informa sobre dados do veículo e há sempre uma indicação agilidade para arrematação do bem.

Normalmente são utilizados dados reais de veículos, informações como RENAVAM, Placa e outras informações são informadas e com isso o golpista oferta uma aparente credibilidade para vitima.

Depois de as negociações são feitas, há o envio de documentos, que são mito parecidos com os oficiais, com dados da operação e dados bancários para realização do pagamento e com isso o envio de uma suposta carta de arrematação. Entretanto, depois o crédito os contatos são encerrados.

Principais Dúvidas, Golpe do Falso Leilão.

Golpe do falso leilão, como recuperar o dinheiro?

Golpe do falso leilão, o que fazer?

Golpe do falso leilão, banco devolve o dinheiro?

Golpe do falso leilão, a responsabilidade é do banco?

Como Recuperar o Prejuízo do Golpe do Falso Leilão?

Como o golpe conta com a participação ativa da vítima, que acredita estar pagando o valor para o leiloeiro, a possível recuperação dos valores é mais difícil e obrigatoriamente envolve uma análise de muitos documentos e informações pessoais, sendo assim a consulta técnica juntamente com um advogado especialista em fraude e golpes é aconselhável nessa situação.

Fui Vítima do Golpe do Falso Leilão, o que fazer?

Os procedimentos iniciais são os mínimos necessários, entretanto, sempre é recomendável que a vítima busque um advogado com experiência em golpes e fraudes bancárias para melhor análise e que consiga ajudar. Outras medidas cabíveis podem ser tomadas, veja abaixo:

Ligar para o banco e informar sobre o golpe para solicitar o bloqueio da operação caso ainda dê tempo.

Ligar para o banco que recebeu o crédito, informar sobre o ocorrido e pedir o bloqueio da operação.

Fazer um boletim de ocorrência na delegacia de polícia.

Procurar o advogado de sua confiança quanto antes possível, com os protocolos das ligações anteriores e cópia do boletim de ocorrência.

Em alguns casos os bancos conseguem bloquear a operação e repatriar os valores ou a vítima consegue obter o bloqueio judicial da conta do golpista, por isso é fundamental rapidez nos procedimentos.

Vou Recuperar o Prejuízo?

O advogado de confiança da vítima terá condições de analisar o caso concreto e verificar quais os procedimentos e possibilidades de recuperação do dinheiro. Sendo assim, somente depois de analisar os documentos e informações o advogado especialista em fraude bancária terá condições de avaliar possíveis falhas nos serviços bancários e de abertura de contas, forma de validação das operações.

Saiba Como não cair no Golpe do Falso Leilão

desconfie de site hospedado em domínio que não seja “.com.br”

desconfie de valores que estejam muito abaixo do mercado;

desconfie quando for informado que o bem não pode ser visitado;

pesquise na interne pelo nome de todos envolvidos no leilão;

não acredite em pressão via telefone;

procure ajuda com o advogado de confiança antes de validar o negócio.

Leia Também:

Aviso

O Quero Comprar um Carro não organiza leilões, aqui apenas divulgamos os leilões que estão abertos pelo Brasil.

Não temos qualquer associação com qualquer leiloeiro no Brasil.

Por isso mesmo não entramos em contato com você para vender motos ou outros bens de leilão.

Fazemos apenas um trabalho de divulgação dos leilões que ocorrem pelo Brasil.

Tome cuidado com golpes em leilão, eles estão crescendo de maneira assustadora, por isso mesmo, antes de participar de um leilão, leia nosso artigo sobre o assunto, para evitar golpes clicando aqui.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.