Como tirar segunda via de multa de trânsito. Quando o assunto são as multas de trânsito, muita gente torce o nariz, infelizmente nem todo mundo assume seus erros e quando a notificação chega é motivo para reclamar.

Primeiramente, é preciso deixar claro que todo condutor está passível de sofrer alguma multa ao longo de sua vida, mas é preciso que o condutor esteja sempre atento as regras para que isso não aconteça.

Multas são uma forma de advertir e punir os condutores infratores para que eles fiquem mais atentos as regras e não cometam infrações à toa, e não apenas uma forma de arrecadação como muita gente afirma por aí. As multas existem para que as pessoas andem conforme a lei e todos saiam beneficiados.

Mas depois que multa já foi lançada como devo proceder?

Inicialmente, a partir do momento em que você (condutor) cometer uma infração será enviado para o endereço registrado no Detran, um documento informando que foi autuado, é a chamada notificação de autuação.

Vale destacar que, este documento não é a multa, é apenas um aviso, sendo assim, a partir da data de publicação o condutor tem o prazo de 15 dias para apresentar a defesa prévia. Caso você não apresente a defesa de autuação, o Detran irá enviar outra correspondência, e então você terá que efetuar o pagamento da multa em um prazo de até 30 dias.

Como tirar segunda via de multa de trânsito

Como tirar a segunda via de multa de trânsito? Essa é uma tarefa bastante simples, basta acessar o site do DETRAN, órgão responsável do seu estado. Cada estado possui uma unidade do Detran, então digite www.detran.uf.gov.br. Mas substitua o UF (Unidade Federativa) pela sigla do seu Estado, exemplo: MG, SP, MT, ES, etc.

Em seguida acesse “infrações”, “multas” ou “2ª via de multas” no menu inicial. Digite a placa do veículo, o número do Renavam, o órgão autuador e a série. Na próxima tela aparecerá as opções de pagamento, você escolhe e manda imprimir a segunda via da multa.

No caso de multas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) também é possível emitir a segunda via, pois ele é um dos órgãos integrantes do Sistema Nacional de Trânsito, sua competência está no âmbito das rodovias e estradas federais, ou seja, a PRF é o órgão responsável por aplicar as multas nas vias federais.

A notificação também ocorre via Correios no endereço do condutor, assim como a aplicação da multa, arquivamento, deferimento ou indeferimento de recurso também são notificadas.

Para emitir a segunda via basta acessar o site https://www.prf.gov.br/portal/acesso-a-informacao/carta-de-servicos/multas e entrar com os dados do veículo para a emissão do boleto para pagamento da multa.

Lembre-se que as multas são nada mais do que medidas educativas, portanto, espera-se que o condutor, após ser multado e ter que arcar com a despesa, cuide para não cometer a mesma infração novamente ou de outro tipo.

A ideia é os motoristas respeitem as leis de trânsito com ou sem multa. Procure andar conforme as leis e dirigindo sempre com prudência, você só tem a ganhar.

Leia também

Aviso

O Quero Comprar um Carro não organiza leilões, aqui apenas divulgamos os leilões que estão abertos pelo Brasil.

Não temos qualquer associação com qualquer leiloeiro no Brasil.

Por isso mesmo não entramos em contato com você para vender motos ou outros bens de leilão.

Fazemos apenas um trabalho de divulgação dos leilões que ocorrem pelo Brasil.

Tome cuidado com golpes em leilão, eles estão crescendo de maneira assustadora, por isso mesmo, antes de participar de um leilão, leia nosso artigo sobre o assunto, para evitar golpes clicando aqui.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.