Será que vale a pena comprar Carro de Leilão? Investir em carro de leilão no Brasil requer um plano muito detalhado. Afinal de contas, trata-se de um item de grande valor que é utilizado no dia a dia, então na hora da compra e manutenção ao longo do tempo é necessário estar atento a alguns detalhes.

Por esse motivo, é fundamental ficar de olho não só ao preço do veículo, mas também a diversos outros fatores como consumo de combustível, taxa de depreciação, desgaste de peças, etc. Mas como é possível analisar todos esse detalhes na hora de comprar um carro em leilão?

Os leilões de automóveis têm sido alvo de alguma polêmica aqui no Brasil devido a questões como dúvidas sobre a origem dos carros e também a procedência, sem falar na possibilidade de dívidas de antigos proprietários.

Muito comuns no meio automotivo, ocorrem tanto em atividades tradicionais quanto na internet. Anteriormente, com a participação da maioria dos lojistas, cada vez mais compradores comuns queriam comprar carros para uso diário dentro da cidade.

Quais São os Tipos de Leilão de Automóveis?

Vale a Pena Comprar Carro de Leilão? Quando se pensa em comprar carros de leilão, talvez você imagine que eles sejam todos iguais. Porém, na realidade, existem tipos diferentes desses eventos cujo objetivo é vender automóveis. E as diferenças entre eles influenciam, inclusive, na indicação de que se vale a pena ou não adquirir um veículo dessa forma. Por essa razão, separamos quatro tipos de leilão que estão entre os principais. Veja abaixo.

Leilão do Governo

Vale a Pena Comprar Carro de Leilão do Governo? Nesta categoria de leilão, entram carros que foram apreendidos pelo Detran de cada região. Sendo assim, são automóveis cujos proprietários estavam em débito com IPVA e licenciamento do veículo, por exemplo, são encaminhados para serem arrematados por outros compradores.

Nesta categoria de leilão, os carros disponíveis não foram regularizados ou não foram buscados por seus antigos donos dentro de um prazo determinado. A fim de liberar seus pátios e quitar as dívidas, eles são comercializados dessa forma.

Leilão de Bancos

Vale a Pena Comprar Carro de Leilão de bancos? Assim como os leilões do Detran, o leilão dos bancos tem como objetivo a recuperação financeira. Ou seja, carros cujos donos não quitaram o seu financiamento e voltaram para a instituição que tinha intermediado a compra. Então para reaver seu investimento, ela coloca estes automóveis à venda desta maneira.

Leilão de Seguradoras

Carros de leilão feitos por seguradoras são, normalmente, aqueles recuperados de roubo e furto, ou que passaram por outros sinistros durante o tempo que esteve com o seu antigo dono. Sendo assim, neste tipo de leilão, a chance de encontrar danos nos veículos é bem maior.

Leilão de Montadoras

Nesta categoria de leilão, se enquadram veículos que estão passando por uma renovação de frota ou mesmo que sofreram algum tipo de dano no transporte. Por essa razão, como as montadoras não querem mais usa-los em suas concessionárias, disponibilizam os carros para serem vendidos por meio do arremate de compradores.

Vale a Pena Comprar Carro de Leilão?

Antes de cogitar em comprar carros de leilão, é necessário analisar com bastante cautela os prós e contras. Afinal, trata-se de um investimento para adquirir um bem de valor considerável e, claramente, ninguém deseja sair no prejuízo. Por esse motivo, antes de saber se é bom negócio ou não, o ideal é avaliar suas vantagens e desvantagens, as quais falamos abaixo.

Vantagens de Comprar Carros de Leilão

A maior vantagem para se comprar carros de leilão está, sem dúvidas, no  preço dos veículos. Afinal de contas, é possível comprar veículos dessa maneira com até 30% de desconto com relação à Tabela Fipe.

Ou seja, é muito mais em conta comprar carros em leilão, pensando apenas nos valores gastos com a compra do automóvel naquele momento, financeiramente pode ser bem mais vantajoso.

Desvantagens de Comprar Carros de Leilão

A lista de desvantagens na hora de comprar um carro em leilão é maior do que a lista de vantagens. Isso porque comprar um carro é cercado de desconfiança, principalmente diante das possíveis avarias do veículo. Por conta dessa desconfiança, uma depreciação maior dificulta a revenda futura do veículo, já que os lojistas, por exemplo, evitam fazer esse tipo de compra.

Além do mais, outra desvantagem de comprar um carro em leilão tem a ver com o seguro. Para veículos adquiridos dessa forma, é comum encontrar seguradoras que não aceitam seguro. Mesmo assim, se eles aceitarem, o preço do seguro provavelmente aumentará. Afinal, pode ser um carro danificado com um defeito desconhecido.

Independentemente do tipo de leilão do qual o veículo se originou, é provável que ele seja deixado em campo aberto, exposto às mudanças do clima o carro vai se deteriorar mais rapidamente.

Dicas para Comprar Veículos em Leilão

Se você acha que vale a pena comprar um carro em leilão porque é bem mais barato do que um carro zero, existem maneiras de minimizar seu risco tomando alguns cuidados na hora de comprar.

Uma delas é pesquisar as origens dos leilões dos quais você participará, seja um evento realizado em um local físico ou feito pela internet. Verifique se o organizador tem um histórico no setor e se há reclamações de outros participantes.

Verifique também seu tipo de leilão. Por exemplo, se for um leilão de montadora, o risco é menor. Isso porque, geralmente, está vendendo o carro do próprio fabricante. Leilões realizados por seguradoras cujos veículos se envolveram em acidentes tendem a ter carros com maior probabilidade de apresentar problemas no futuro.

Outro fator fundamental é ter um mecânico de confiança para avaliar a condição do carro. Os organizadores do leilão costumam colocar o veículo em exposição alguns dias antes do leilão.

Vale a Pena Comprar Carro de Leilão? Espero que o artigo tenha lhe ajudado a avaliar se é válido ou não.

Leia Também:

Aviso

O Quero Comprar um Carro não organiza leilões, aqui apenas divulgamos os leilões que estão abertos pelo Brasil.

Não temos qualquer associação com qualquer leiloeiro no Brasil.

Por isso mesmo não entramos em contato com você para vender motos ou outros bens de leilão.

Fazemos apenas um trabalho de divulgação dos leilões que ocorrem pelo Brasil.

Tome cuidado com golpes em leilão, eles estão crescendo de maneira assustadora, por isso mesmo, antes de participar de um leilão, leia nosso artigo sobre o assunto, para evitar golpes clicando aqui.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.