O que é a tabela FIPE e como encontrar o preço dos carros.

O universo automobilístico pode ser fascinante, mas também é repleto de informações que nem todo mundo domina. Dúvidas na hora de adquirir um carro novo ou vender o seu usado, são realmente muito comuns, as vezes é preciso pedir uma ajudinha à algum amigo que entende mais do assunto ou consultar uma loja autorizada.

Isso é perfeitamente comum, mas algumas dicas podem ser facilmente aprendidas pela internet mesmo, basta saber buscar através de fontes seguras e idôneas.

O que é a tabela FIPE

A tabela FIPE é uma incógnita para muitas pessoas, muitas não sabem consultar os valores ou como se deve negociar usando os seus dados. Na verdade, essa tabela é essencial para quem deseja comprar ou vender um veículo, pois através dela é possível estabelecer um valor médio para qualquer automóvel.

Assim, a famosa tabela FIPE funciona como uma referência importante de preços para o mercado automotivo atual. Além disso, vale destacar que é através dela que as seguradoras e revendedoras se baseiam para estabelecer seus preços.

Também é importante ressaltar que diversos fatores também influenciam o preço de um veículo, como a condição em que ele se encontra, a cor, o ano, a localização, dentre outros fatores. A tabela é um dado, mostra um norte, uma base para a sua negociação.

A tabela FIPE foi criada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, hoje é a principal referência no mercado de carros usados e também de seminovos, além de ser usada como base para contratos e seguros em todo o pais.

Criada em 1973 para auxiliar a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, a organizar e nivelar valores para comercialização dos automóveis no pais.

Como funciona a tabela FIPE?

É importante destacar que o índice é baseado na coleta de preços de carros, motos e caminhões usados, seminovos e novos em todo o no mercado nacional. Em seguida descartam-se os preços muito altos, os baixos ou com alguma discrepância estatística. Então, os números restantes são usados para criar uma média, e é esse o valor que vai constar para aquele determinado veículo na tabela.

A tabela é atualizada mensalmente, e cada pesquisa pode ser refinada com a motorização, versão e ano-modelo do automóvel.

Como consultar a tabela?

Consultar a tabela FIPE é mais simples do se imagina, basta ter atenção na hora de fazer a sua busca.

Acesse o site oficial http://veiculos.fipe.org.br/ em seguida localize na página inicial e clique na opção “índice e indicadores”, que vai aparecer no canto superior da tela, você será redirecionado para uma nova página, onde deverá localizar a opção “Indicadores”.

Vá até ela e clique na alternativa “Preço Médio de Veículo – TABELA FIPE”. Então, uma nova aba vai abrir dando acesso a consultas de valores de carros e utilitários pequenos, motos, caminhões e micro-ônibus. Em seguida você deverá marcar o ano em que deseja a pesquisa, a marca, o modelo e o ano do veículo que deseja saber os valores e clicar em pesquisar.

A tabela FIPE também é utilizada no cálculo do IPVA do seu veículo, ela é uma referência, que pode receber fatores de correção para cima ou para baixo, de acordo com o estado de conservação do veículo e outras diferenças pontuais.

Por isso, é comum encontrar anúncios com valores distantes do indicado pela FIPE para determinados modelos.

Aviso

O Quero Comprar um Carro não organiza leilões, aqui apenas divulgamos os leilões que estão abertos pelo Brasil.

Não temos qualquer associação com qualquer leiloeiro no Brasil.

Por isso mesmo não entramos em contato com você para vender motos ou outros bens de leilão.

Fazemos apenas um trabalho de divulgação dos leilões que ocorrem pelo Brasil.

Tome cuidado com golpes em leilão, eles estão crescendo de maneira assustadora, por isso mesmo, antes de participar de um leilão, leia nosso artigo sobre o assunto, para evitar golpes clicando aqui.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.