Carros automáticos não são somente de luxo, veículos de entrada também estão vindo com o recurso para que o motorista se sinta mais confortável ao dirigir.
O conforto do câmbio automático
Os motoristas brasileiros estão cada vez mais à procura de conforto ao dirigir. Seja dentro da cidade ou na estrada, o ato de passar as marchas e pressionar os pedais da embreagem se torna cansativo, tendo o cansaço do motorista um perigo ao volante. De acordo com os dados que foram revelados essa semana pela consultoria Jato, a venda de carros automáticos triplicou no Brasil nos últimos 10 anos.
Junto com o aumento das vendas também acabaram se tornando evidentes os esforços das marcas para que este recurso fosse acessado de uma forma mais universal pelos motoristas. A oferta de modelos que oferecem a possibilidade de dirigir sem as trocas de marchas aumentou, e o recurso deixou de ser uma exclusividade apenas dos carros luxuosos.
No ano passado, os modelos com transmissão automática ou automatizada representaram 47,9% do mercado brasileiro. Há 10 anos, detinham apenas 12,7% do total. A alta nas vendas aponta também para um novo comportamento do consumidor, em busca de conforto e praticidade.
Os modelos de veículos com a opção do câmbio automático são mais caros que as versões que apresentam o câmbio normal. Sendo assim, os carros automáticos se tornam uma opção focada para quem está trocando de carro e não para quem está adquirindo o seu primeiro veículo.
O futuro
Em 2017, mais de 40% dos automóveis novos vendidos no País tinham o equipamento. A projeção das montadoras é de que chegará a 60% ainda em 2020. Só no primeiro semestre de 2017, 42% dos emplacamentos corresponderam a carros equipados com transmissões automáticas, automatizadas (incluindo as de dupla embreagem) e continuamente variável (CVT).
As montadoras buscam trazer versões com câmbio automático à praticamente todos os modelos. A concorrência em cima da venda de carros mais baratos e com câmbio automático aumenta cada vez mais e as empresas buscam também a diminuição dos preços, o que faz bem ao consumidor. Concorrência gera preços mais baixos aos clientes.
Veja também:
- O que é a tabela FIPE e como encontrar o preço dos carros.
- O mais completo comparativo de carros sedan 2019 da internet.
- Leilão de carros no Banco do Brasil: como funciona.
Aviso
O Quero Comprar um Carro não organiza leilões, aqui apenas divulgamos os leilões que estão abertos pelo Brasil.
Não temos qualquer associação com qualquer leiloeiro no Brasil.
Por isso mesmo não entramos em contato com você para vender motos ou outros bens de leilão.
Fazemos apenas um trabalho de divulgação dos leilões que ocorrem pelo Brasil.
Tome cuidado com golpes em leilão, eles estão crescendo de maneira assustadora, por isso mesmo, antes de participar de um leilão, leia nosso artigo sobre o assunto, para evitar golpes clicando aqui.